Pages

sábado, 14 de abril de 2018

Membros da Universidade Federal de Goiás (UFG) criam petição para conceder título honoris causa a Lula



O Conselho Diretor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás (UFG) aprovou nesta quarta-feira (11), a submissão de uma petição para conceder ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o título de doutor honoris causa. O formulário eletrônico com as assinaturas dos apoiadores vai ser submetido ao Conselho Universitário (Consuni) da instituição.

A petição pode ser assinada por alunos, professores, técnicos administrativos e egressos da instituição e tem como destinatário o  Magnífico Professor Doutor Edward Madureira Brasil, reitor da UFG. A justificativa da solicitação se baseia em três argumentos elencados pelo conselho diretor e que dizem respeito à atuação de Lula e suas contribuições para a sociedade.

O primeiro argumento elenca a atuação do ex-presidente “em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras e do melhor entendimento entre os povos”. Conforme consta na petição, Lula criou 14 novas universidades e 126 novos campi universitários. O documento cita ainda outras ações da gestão do petista que impactaram a educação nacional.

O segundo argumento dá conta das áreas de direitos humanos e democracia. Consta que Lula foi recentemente vítima de violações aos seus direitos fundamentais. Na petição, reitera-se dois princípios presentes na constituição da universidade- da gestão democrática e da autonomia para tomada de decisões por parte dos membros da instituição- que legitimariam a confecção do documento.

Por último, o conselho diretor solicita que a petição seja apresentada no Consuni em sua próxima reunião e passe por votação dos membros do conselho. Conforme apresentado no documento, caso aprovado, este título será o 17° concedido a Lula por universidades do Brasil e de outros países, por seus serviços à comunidade.

Perguntada, a UFG, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que deve se posicionar apenas após a votação do pedido junto ao Consuni. Além disso, a universidade afirmou que qualquer membro da comunidade acadêmica está apto a realizar petição semelhante.

Leia também:

PRESO POLÍTICO

Prisão de Lula é mais uma manobra do entreguismo do patrimônio nacional
Lula representa um projeto popular nacional depois de dois mandatos e um legado que vai muito além da redução da fome no Brasil Leia aqui

0 Comentários:

Postar um comentário


Meus queridos e minhas queridas leitoras

Não publicamos comentários anônimos

Obrigada pela colaboração